Dupont Bons Voeux

Dupont Bons Voeux

Produzida porBrasserie Dupont(Bélgica)
Estilo:Saison / Strong Pale Ale
Álc/vol:9.5%

Saison é uma denominação muito geral para um estilo de cerveja. Não tem características identificáveis suficientes para que se possa considerar realmente um estilo. Em vez disso, pode ser encarado mais como um grupo de cerveja com determinada inspiração. Teve origem em cervejas produzidas nos meses mais frios e de menor actividade em quintas da Valónia, uma região da Bélgica de fala francesa.

Esta cerveja belga começou por ser uma prenda da cervejaria para os seus clientes mais fieis, mas teve tanto sucesso e procura que acabou por ser produzida comercialmente e fazer parte dos produtos habituais da marca. O nome completo em francês pode traduzir-se em “com os melhores cumprimentos da Cervejaria Dupont”, uma mensagem apropriada para um presente.

A Dupont sugere beber esta cerveja a temperatura de cave - 12ºC - ou arrefecida. Optei por bebê-la fresca, mas não gelada. Após o “pop” da rolha de cortiça, tão característico nos vinhos espumantes, comecei a encher o cálice com o líquido de cor dourada rica. A espuma forma-se sem grande demora e apronta-se a preencher o copo até ao topo. Tem um aroma floral do lúpulo, subtil e delicado. No primeiro gole torna-se evidente a carbonatação elevada. O sabor é composto por uma mistura complexa mas equilibrada entre os amargos, os doces e os sabores provenientes do malte. O gás parece ajudar a nivelar os sabores, sem deixar que algum deles seja demasiado intenso. Termina com um ligeiro amargo suave, fazendo lembrar um champanhe.

A Bons Voeux é sem dúvida muito interessante e é fácil de perceber o motivo pela qual é considerada como uma das jóias da Dupont. O seu sabor complexo e equilibrado é associado à selecção de leveduras e longa fase de maturação, terminando com a refermentação em garrafa e envelhecimento em caves. Todo este processo e cuidado acaba por reflectir-se na experiência que nos é oferecida. Recomendo e pretendo repetir.

 

Dupont Avec Les Bons Voeux

Primeiro o ‘pop’, depois o prazer.