Faro Boon

Faro Boon

Produzida porBrouwerij Boon(Bélgica)
Estilo:Faro
Álc/vol:5%

O estilo Faro hoje em dia é relativamente raro, mas é tão velho como o estilo Lambic, até porque é um subproduto deste. Até ao final do século dezanove, Faro era o estilo de cerveja mais popular na zona de Bruxelas porque era barato e tinha um baixo teor alcoólico. Hoje em dia, este tipo de cerveja é produzido através da adição de açúcares à cerveja Lambic, sobrepondo o típico sabor azedo com uma doçura significativa. A cerveja, que no auge da sua popularidade era distribuída em barris de madeira, normalmente era consumida antes dos açúcares adicionados fermentarem significativamente.

Faro, juntamente com estilos como Lambic, Old Gueuze e Old Kriek, formam uma família de cervejas fermentadas espontaneamente que são produzidas exclusivamente (supostamente) na Bélgica. Estes estilos são reconhecidos e protegidos pela União Europeia, no entanto, aparentemente há outros produtores que usam o nome “faro” indevidamente.

A Faro Boon tem uma bonita cor âmbar escura muito limpa (cristalina, filtrada).

Leve aroma doce a malte, com agradáveis apontamentos habituais das leveduras selvagens que fermentam as Lambic, mas mais contidos. O carácter doce sobrepõe-se ao típico azedo.

Sabor bastante doce, com apontamentos de malte e uma leve acidez em segundo plano - apenas o suficiente para controlar um pouco o doce e tornar a cerveja mais interessante. O corpo é muito leve e a carbonatação bastante activa - são sabores leves, mas com muito carácter. É uma cerveja muito fresca e leve, quase como uma espécie de refrigerante, cidra ou hidromel de baixo teor alcoólico. O álcool é quase imperceptível. Termina deixando um breve sabor doce na boca.

Muito saborosa, uma grande surpresa. Percebo porque era tão popular em Bruxelas.

Faro Boon