Feliz 2020

Feliz 2020

Depois de uma longa pausa, e já com um grande atraso, chegou a altura do “Cerveja e Tremoço” iniciar finalmente o ano de 2020!



Um bom ano para todos! (Deve haver alguma lei que me proíba de dizer isso em Fevereiro… 😄 )

Fiz uma grande pausa para descanso, mas também aproveitei para trabalhar no blog, apesar de muitas das coisas em que trabalhei não serem propriamente óbvias para quem o visita.

Quando refiz o website de raíz, há uns meses, o objectivo principal era torná-lo bastante mais rápido e com uma gestão mais fácil/eficiente. Acho que esses objectivos foram claramente cumpridos. Mas nas últimas semanas defini um novo objectivo: remover a dependência de entidades externas e assim proteger ao máximo a privacidade dos utilizadores.

Como informático e pessoa atenta a essas questões da privacidade, gosto de fazer o possível para evitar que os meus dados - e os dos utilizadores que visitam websites criados por mim - estejam protegidos. Não é uma questão de necessidade, é uma questão de princípio e também um desafio.

Empresas como Google, Facebook, etc, aproveitam todas as oportunidades para recolher dados sobre os utilizadores. Quando as ferramentas dessas empresas são incorporadas nos websites, essa informação é muito fácil de recolher e de cruzar à medida que os utilizadores saltam entre vários websites. Mas como isso não é suficiente para alcançar todas as pessoas, criaram um conjunto de software que permite obter esses dados de diferentes formas. Dica: não usem o Chrome se prezam a vossa privacidade. Optem por navegadores como o Firefox, Brave ou Safari.

Posso afirmar que este blog é provavelente dos sítios mais privados que poderão visitar e que não há ninguém à escuta e a recolher informações. Nem mesmo eu. Como consequência, não tenho qualquer publicidade da Google. Talvez algum dia coloque algum tipo de publicidade, controlada por mim, para ajudar a pagar os custos de manutenção do blog. Veremos…

Em relação a cerveja, que é o que mais importa, espero colocar mais conteúdos educativos, um pouco mais técnicos, para quem quiser aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos. Se tiverem preferência por algum tipo de conteúdo, aproveitem para dizê-lo na nova secção de comentários, abaixo deste texto. Se tiverem algumas questões sobre privacidade online, podem também aproveitar e perguntar.

Nos próximos dias espero fazer novas publicações (aqui e nas redes sociais) e também reactivar o envio das newsletters.

Até já. Rui