Estilos de cerveja para beber neste Verão

O Verão traz consigo a ideia de praias, temperaturas elevadas e dias mais longos. As cervejas que geralmente reflectem esse estado de espírito são leves e refrescantes, mas isso não significa que seja necessário abdicar do sabor.



Estilos de cerveja para beber neste Verão


Para mim qualquer estilo de cerveja pode e deve ser apreciado em qualquer estação do ano, mas embora não haja problema nenhum em beber uma Quadruppel com 10% de álcool numa tarde quente de Verão, convenhamos que nesta altura do ano a maioria das pessoas costuma ter uma clara preferência por cervejas mais leves e refrescantes.

A cerveja mais industrializada/barata que encontramos no mercado costuma ter muitas das características desejáveis para o Verão, mas infelizmente tendem a desiludir no capítulo do sabor. Para além disso costumam ser todas bastante semelhantes. Se concorda com esta ideia, poderá encontrar nesta lista alguns estilos alternativos para experimentar neste Verão.

Existem dezenas estilos de cervejas que poderiam ser incluídos nesta lista, mas optei por sugerir apenas alguns dos estilos mais populares.

Pilsner

Este estilo de origem checa tem tudo para combinar bem com o Verão. Na sua interpretação clássica é uma cerveja leve, com carbonatação elevada, sabor moderado a malte, sem demasiado lúpulo e, acima de tudo, refrescante. É um dos estilos mais populares do mundo, porque é aquele que a maioria das cervejas mais industrializadas do mercado tenta replicar. Infelizmente, fazem-no normalmente da forma mais económica possível e isso reflecte-se no sabor. Mas há muitas opções no mercado que fazem justiça a este estilo originário da cidade de Pilsen.

Sugestões: Pilsner Urquell, Budweiser Budvar

Witbier

A witbier ou “cerveja branca”, é originária da Bélgica e recebeu este nome porque a cerveja não é filtrada e a levedura suspensa e proteína de trigo causam uma aparência turva e esbranquiçada. Estas cervejas contêm uma grande percentagem de trigo e são tradicionalmente aromatizadas com casca de laranja e sementes de coentro. A levedura utilizada contribui com notas de especiarias, como cravo-da-índia. Neste estilo o lúpulo tem um papel secundário e passa praticamente despercebido. É uma cerveja com um teor alcoólico que geralmente ronda os 5%. Tem um sabor leve e característico do trigo, efervescência elevada e uma leve acidez no final.

Sugestões: Hoegaarden Wit, St. Bernardus Wit

Hefeweizen

As alemãs Hefeweizen partilham muitas das características das Witbier - muito trigo, pouco lúpulo, carbonatação elevada e não filtradas - mas tendem a ter um corpo ligeiramente mais pesado e também maior teor de álcool. Tradicionalmente incluem sabores que lembram banana e cravinho, mas algumas até exibem notas de baunilha e “pastilha elástica”. Um final levemente ácido ajuda a refrescar e a saciar a sede.

Sugestões: Weihenstephaner Hefe Weissbier, Ayinger Bräuweisse

Saison

Tradicionalmente as Saison eram produzidas em quintas belgas da região da Valónia, durante o inverno, para serem consumidas nos meses quentes. Era uma forma de conservar a cerveja quando não existia refrigeração. Nas estações mais quentes a cerveja era servida aos funcionários das quintas, que apreciavam estas ale pálidas depois de um longo de trabalho nos campos. É um estilo com uma enorme variação, porque dependia dos ingredientes disponíveis e da preferência de cada quinta. Geralmente são pouco doces, têm uma elevada carbonatação e sabores frutados, como laranja e limão, e muitas vezes notas de especiarias. Quer pela sua história como pelas suas características, é uma cerveja que tem muito a ver com o Verão.

Sugestões: Saison Dupont, Urthel Saisonnière

India Pale Ale (IPA) / Pale Ale

Ao contrário de outros estilos nesta lista, a IPA tem muito pouco de subtileza no que diz respeito ao lúpulo. Aliás, dependendo da sua origem, poderá mesmo ser uma “bomba de lúpulo”, com muito sabor e aroma, mas também muito amargor. Mas é um estilo que pode proporcionar sabores adocicados e muito frutados que fazem lembrar a fruta e sumos tropicais que tão bem sabem no Verão. As IPAs tendem a ter um teor alcoólico mais elevado do que outras estilos desta lista, mas pode optar por Session IPAs, que são versões menos alcoólicas e que combinam melhor com o tempo quente. Se não apreciar a intensidade do lúpulo, pode optar por uma Pale Ale, porque é um estilo que partilha algumas características da IPA, mas é muito mais contido e equilibrado.

Sugestões: Dieu du Ciel Disco Soleil, Rogue Juniper Pale Ale

Stout

Normalmente não associamos o Verão a cervejas escuras, mas isso não quer dizer que não sejam uma alternativa interessante. Mesmo que não seja a primeira escolha para beber durante a tarde junto à piscina, não se esqueça que os dias são longos e uma boa stout ao final da tarde pode saber muito bem. Imagine este cenário: fim de dia, pôr-do-sol, acabou de apreciar um belo jantar de marisco e vai terminar a refeição com um decadente brownie de chocolate. Para acompanhar a sobremesa, abre uma igualmente decadente Stout (quem sabe até uma Russian Imperial Stout). A mim parece-me um excelente plano!

Sugestões: Anderson Valley Barney Flats Oatmeal Stout, Camba Milk Stout



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail