Two Chefs Kinky Koos

Produzida porTwo Chefs Brewing(Holanda)
Estilo:Saison
Álc/vol:5,4%

"Observa-me, toca-me, despe-me, bebe-me" - é o que implora a perversa Kinky Koos, uma cerveja holandesa com manjericão e gengibre."



Two Chefs Kinky Koos


“Observa-me, toca-me, despe-me, bebe-me” - é o que implora a perversa Kinky Koos no seu rótulo chamativo. A perversidade desta cerveja tem tudo a ver com a utilização de manjericão e gengibre, dois ingredientes já utilizados noutras cervejas, mas que estão longe de serem ingredientes comuns. É certamente um desafio ou até uma provocação para os mais tradicionalistas.

Aspecto: dourada; com espuma branca e volumosa; se despejarmos a garrafa até ao final, os sedimentos tornam-na castanha, como água suja, lamacenta.

Aroma: carácter belga, com uma presença considerável das ’especiarias’ que surgem como subproduto da levedura; herbáceo: leve aroma ao manjericão; gengibre - mas mais dos seus componentes picantes do que dos mais aromáticos.

Na boca: inicialmente o foco vai para as especiarias belgas e manjericão; o gengibre contribui com algum sabor picante que aquece a boca; o amargor do lúpulo surge numa medida que parece adequada e mistura-se com os restantes sabores; à medida que a temperatura sobe, o ‘calor’ do gengibre vai sobressaindo e o seu sabor, juntamente com o do lúpulo, torna-se mais óbvio, especialmente ao terminar; deixa na boca algum amargor e um sabor que é uma mistura do sabor herbáceo do lúpulo e do manjericão com o gengibre.

É uma cerveja kinky, sem dúvida. Afasta-se completamente da tradição mais purista da produção de cerveja ao incluir alguns ingredientes pouco habituais, de carácter forte, que influenciam claramente o sabor cerveja, mas parecem ter sido aplicados de uma forma pensada, mantendo algum equilíbrio.

É uma experiência um pouco mais exótica para quem gosta de experimentar sabores diferentes e poderá dar origem a alguns discussões interessantes entre os mais puristas e os mais aventureiros. Não acho que seja uma cerveja maravilhosa, mas é interessante. Interessante porque é diferente e principalmente porque pretende sê-lo, tal como demonstra o rótulo e as descrições do produtor.



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail