Lúpulo

Cientistas produzem cerveja sem lúpulo mas com sabor e aroma equivalente

Partilhar por e-mail










Enviar
2
Partilhas

Cientistas nos Estados Unidos criaram uma cerveja mais sustentável usando uma técnica que permite introduzir o sabor distinto de lúpulo na cerveja artesanal sem a necessidade de utilização de lúpulo, cuja produção é muito exigente em termos de água.

Os investigadores dizem que a técnica pode reduzir a dependência que a indústria tem no lúpulo e produzir os sabores e aromas apreciados pelos entusiastas da cerveja.

Num paper publicado na passada terça-feira pelo jornal Nature Communications, cientistas da Universidade da Califórnia mostraram como utilizaram software de edição de ADN para manipular o genoma da levedura de cerveja, introduzindo genes de plantas de menta e manjericão (basílico) e de outras leveduras normais.

Este processo permitiu que a levedura produzisse sabores e aromas normalmente obtidos pela adição de lúpulo durante o processo de produção da cerveja.

Os resultados foram tão convincentes que, em provas de teste, funcionários da vizinha Lagunitas Brewing Company disseram que a nova cerveja sabia ainda mais a lúpulo do que a versão produzida de forma convencional e sem sabores indesejáveis perceptíveis.

As plantas de lúpulo são muito exigentes em termos de água e com o aparecimento de cada vez mais cervejarias artesanais, que tipicamente fazem uso intensivo de lúpulo, o preço de certas variedades tem subido consideravelmente. Por esse motivo tem havido algum esforço para encontrar formas de aumentar a rentabilidade do lúpulo ou formas alternativas de conseguir aromas e sabores semelhantes.

As cervejarias artesanais em geral são pouco receptivas em relação a métodos menos tradicionais de produzir a cerveja. Já as grandes produtoras industriais não têm problema nenhum em adoptar técnicas que permitam aumentar os seus lucros.

Pessoalmente acho interessante do ponto de vista científico e pela possibilidade de tornar a produção de cerveja mais sustentável. Por outro lado, viola claramente o carácter tradicional, natural e puro que tanto associamos à verdadeira cerveja artesanal.

Veremos o que acontece.

Deixe uma mensagem!