Hogs Back Montezuma's Chocolate Lager

Hogs Back Montezuma's Chocolate Lager

Produzida porHogs Back Brewery(Inglaterra)
Estilo:Pale Lager
Álc/vol:4.5%

A Montezuma's Chocolate Lager resulta de uma parceira entre a cervejaria britânica e uma chocolataria. O objectivo era a criação de uma cerveja equilibrada e gratificante com um toque de chocolate que fosse simultaneamente inesperado e complementar.

Embora não seja caso único, é realmente invulgar combinar chocolate com uma cerveja clara e leve, sem os restantes sabores que normalmente são associados ao chocolate. Se um dos objectivos era surpreender, então a Hogs Back conseguiu o seu objectivo.

Aparência

Cor amarela/alaranjada; espuma modesta; bastante límpida.

Aroma

O destaque vai todo para o chocolate, por ser inesperado, bastante óbvio e dominante sobre o malte.

Na boca

Cerveja muito leve, com carbonatação generosa; leve base de malte; amargor que se destaca um pouco, mas muito suave, sem agressividade; o curioso, tal como no aroma, é o inesperado e bastante relevante sabor a chocolate que inevitavelmente acaba por dominar a nossa atenção; termina seca e muito leve no palato, deixando na boca um sabor achocolatado e um leve amargor e acidez.

Impressões finais

A cerveja bebe-se bastante bem. É uma lager clara, aparentemente simples, mas com a particularidade do chocolate. É um sabor que de certa forma me parece estranho, não sei se pelo sabor em si ou se pelo factor psicológico se não ser uma cerveja com estilo e sabores que normalmente são combinados com chocolate.

Embora o sabor (e amargor e leve acidez) me faça lembrar pepitas de cacau cru, um ingrediente comum em cerveja, não sei se foram usadas pepitas para dar o sabor a chocolate ou se usaram algum outro tipo de extracto mais processado.

Acho que a Montezuma's Chocolate Lager dividirá opiniões. Não me parece daquelas cervejas consensuais. Mas é inovadora e surpreendente, tal como prometido.