La Caracole Saxo

La Caracole Saxo

Produzida porBrasserie Caracole(Bélgica)
Estilo:Blond / Belgian Strong Ale
Álc/vol:7.5%
(Foto: LaCarte.be)

(Foto: LaCarte.be)

Não encontrei muita informação sobre esta cervejaria belga. Sabe-se que na sua versão original data de 1766 e sofreu alterações de nome e de donos até tornar-se, em 1992, a Brasserie Caracole. Aparentemente era conhecida por usar água aquecida em fornos de lenha e do engarrafamento e etiquetagem serem manuais. Até o seu site é… “artesanal”. Mas neste caso não é no melhor sentido, porque tem um aspecto bastante ultrapassado e alguns dos links principais nem funcionam. Mas no final acho que o que realmente interessa é o sabor da cerveja.

Tem uma cor amarelada a dourada, ligeiramente turva. Cerca de um dedo de espuma, com alguma persistência. Aroma floral, com alguns elementos comuns na levedura belga, como o cravinho e também alguns componentes de malte. Gaseificação relativamente elevada, embora agradável e adequada, a suficiente para sentir aquele ligeiro “picar” na língua. Sabor suave, com muito pouco amargo, com notas florais do lúpulo e contribuições do malte. O álcool está bem disfarçado, quer no aroma, quer no sabor. Muito equilibrada e suave, bebe-se muito bem e rapidamente, ao contrário do que o seu símbolo - o caracol - poderia dar a entender. Uma sugestão agradável e saborosa desta algo enigmática Brasserie Caracole.

Nota: Encontrei referências a uma eventual versão diferente desta cerveja, com 8% de álcool e também distinta noutras características. Suponho que seja uma versão anterior da receita e já não estará a ser produzida.

 

La Caracole Saxo