Moinette Brune / Bruin

Moinette Brune

Partilhar por e-mail










Enviar

Moinette Brune (Bruin)

Produzida por Brasserie Dupont (Bélgica)
Estilo: Dubbel / Belgian Strong Ale
Álcool/vol: 8,5%

O nome “Moinnette deriva de moëne, que significa pântano em francês antigo. O nome surgiu porque durante séculos a zona onde se encontrava esta cervejaria belga foi muito pantanosa.

A Brune é uma cerveja de “fermentação alta” (uma ale, portanto) que é refermentada em garrafa. A cerveja foi criada em 1986 e resulta da mistura de 4 tipos de malte especial que lhe confere uma cor avermelhada interessante, para não falar no aroma e sabor.

Aspecto: castanho avermelhado escuro; pouca expressão da espuma, mas cremosa e com algum rendilhado no copo.

Aroma: domina o malte, especialmente a maltes caramelo mais escuros; é levemente doce e frutada, com notas de passas, frutos escuros e um apontamento subtil a chocolate; embora não seja muito intenso, tem várias dimensões e é agradável.

Na boca: boa correspondência com o aroma, com sabor rico as maltes caramelos e com algumas nuances torradas; é doce por uns instantes, mas depois surge um sabor levemente alcoólico, com uma riqueza semelhante a algumas bebidas envelhecidas em madeira; termina também com um sabor adocicado em primeiro plano e um amargor suave em segundo plano, que permanece algum tempo na boca; pelo meio surge o sabor herbáceo do lúpulo, com um amargor contido que ajuda no equilíbrio; o corpo é médio a robusto e o gás moderado.

É uma boa cerveja. Não é muito assertiva em termos alcoólicos e tem várias nuances no sabor que lhe conferem a complexidade de uma bebida envelhecida durante meses. De facto guardei-a durante alguns meses, por isso não sei se um exemplar mais “fresco” terá as características que descrevi. É algo a confirmar futuramente. Recomendo!

 

Moinette Brune / Bruin

Moinette Brune / Bruin

Deixe uma mensagem!