Mc Chouffe

Mc Chouffe

Partilhar por e-mail










Enviar
12
Partilhas

Mc Chouffe

Produzida por Brasserie d'Achouffe (Bélgica)
Estilo: Belgian Strong Ale / Scotch Ale
Álcool/vol: 8%

A Mc Chouffe é frequentemente associada ao estilo relativamente genérico Belgian Strong Ale, mas também já a vi descrita como uma mistura dos estilos Dubbel e Scotch Ale, ou seja, uma espécie de Belgian Scotch Ale. O “Mc” em “Mc Chouffe” parece-me uma óbvia alusão a um nome escocês e de certa forma ajuda a confirmar a teoria.

Aparência: Castanho escuro, avermelhado. É refermentada na garrafa e não é filtrada, por isso apresenta depósito e partículas a flutuar depois de despejar no copo. É evidente que tem uma carbonatação elevada pelo número de pequenas bolhas que sobem rapidamente até ao topo do copo. Forma uma espuma com pouco volume, mas persistente e com bom rendilhado no copo.

Aroma: Floral e a malte, adocicado. Pouco intenso mas agradável.

Na boca: A primeira coisa que notei foi a carbonatação relativamente elevada e a forma como se faz sentir na língua. Num primeiro plano manifestam-se a carbonatação e um amargor suave, mas constante. Num segundo plano surge o malte, adocicado, com componentes torrados, malte caramelo, frutos negros e passados, um leve sabor ácido e a especiarias. Em alguns goles, especialmente no início, sente-se o álcool a aquecer ligeiramente a boca, mas não tem um papel de destaque. Termina essencialmente com amargor, suave e breve.

É mais uma cerveja agradável da Brasserie d’Achouffe. Apesar do gosto ser sempre algo muito subjectivo, parece ser de consenso geral de que se trata de uma cerveja com muitas qualidades. Recomendo.

Mc Chouffe

Deixe uma mensagem!