De Ranke XX Bitter

Produzida porDe Ranke(Bélgica)
Estilo:Belgian Ale
Álc/vol:6%

Esta Extra Extra Bitter foi criada para “combater” as ale cada vez mais adocicadas ou de sabor mais neutro que - afirma a marca - foram surgindo e dominando a oferta na Bélgica. Uma contributo para reavivar as bitter no país.



De Ranke XX Bitter


A filosofia da De Ranke é a de produzir cervejas com uma maior presença de lúpulo e apenas com ingredientes e técnicas de qualidade. Afirmam que as suas cervejas são alternativas às ales mais adocicadas ou de sabores mais neutros que foram aparecendo na Bélgica nas últimas décadas sob o pretexto de serem mais adequadas ao gosto das pessoas. Acham que isso levou as pessoas a perderem o gosto pelas bitter e é isso que pretendem impedir. As cervejas não são filtradas nem pasteurizadas e são refermentadas na garrafa para obterem o gás de forma natural. Tudo em nome do sabor mais autêntico e artesanal.

O nome “XX Bitter” - ou Extra Extra Bitter - denuncia de forma óbvia uma cerveja especialmente amarga. De facto é esse o objectivo e a cervejaria terá mesmo afirmado há alguns anos que esta era a cerveja com mais amargor da Bélgica. Tudo indica que não é verdade, pelo menos actualmente, mas isso não é verdadeiramente importante pois o objectivo e dificuldade está em fazer uma cerveja amarga saborosa e não em torná-la o mais amarga possível. Para isso há, por exemplo, muitas cervejas americanas que usam e abusam do lúpulo.

Tem uma cor dourada, turva, com algum depósito na garrafa que comprova que não é filtrada. Tem uma espuma com boa formação, consistente, de média duração. O aroma é leve em malte, com lúpulo frutado e algo cítrico, algum limão. Quanto ao paladar, é muito fiel ao aroma e tem uma acidez bastante significativa que não deixa as papilas gustativas indiferentes nos primeiros goles. Ultrapassada a intensidade sentida inicialmente torna-se mais fácil apreciar o sabor da cerveja que é agradável para o estilo.

Acho que é uma boa cerveja, interessante, que está bem cotada em vários sites e análises. Pode considerar-se uma espécie de India Pale Ale belga, que junta um pouco de dois mundos bastante diferentes. O seu perfil simples de malte permite que o amargor dos lúpulos europeus se destaquem, com apontamentos herbáceos, florais e levemente cítricos. Uma boa sugestão para os apreciadores de India Pale Ales e de outras cervejas com intensidade mais elevada de amargor.

 



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail