Gouden Carolus Christmas

Gouden Carolus Christmas

Partilhar por e-mail










Enviar

Gouden Carolus Christmas

Produzida por Brouwerij Het Anker (Bélgica)
Estilo: Belgian Strong Ale
Álcool/vol: 10,5%

A Het Anker interrompeu a produção de cervejas de Natal por mais de 35 anos, mas em 2002 recuperou a tradição com a Gouden Carolus Christmas.

É uma cerveja produzida em Agosto e envelhecida durante alguns meses, até atingir o equilíbrio desejado. Contém três variedades de lúpulo produzidos na Bélgica e seis tipos diferentes de ervas e especiarias que definem o carácter da cerveja. Como é habitual, as ervas e especiarias são segredo da casa e apenas nos resta tentar adivinhar quais são.

A minha opinião muitas vezes não está de acordo com as classificações do Ratebeer, mas a pontuação de 99 (pontuação no momento em que escrevo isto) desta cerveja é um bom presságio.

Aspecto: à primeira vista parece quase preta, mas com alguma luz verifica-se que é na realidade de uma cor rubi escuro, vibrante e limpa; dá origem a uma pequena camada de espuma cremosa que persiste e deixa um leve rendilhado no copo.

Aroma: doce, com destaque das especiarias; há um aroma que sobressai, que me parece ser anis estrelado ou semelhante.

Na boca: é como um leve xarope de corpo médio, doce, com uma infusão de especiarias e ervas; tal como no aroma, há um sabor que se destaca, adocicado e fresco, com características que me lembram anis e funcho; é extremamente suave; o álcool manifesta-se de forma muito contida, apesar dos 10,5%; termina adocicada, e com sabores a especiarias e pouco alcoólica; diria que é agradavelmente desequilibrada, no sentido em que o doce impera, mas não é enjoativo; uma cerveja excepcional.

Esta cerveja interpreta muito bem aquilo que eu espero de uma cerveja “de Natal”. Combina uma certa robustez e nível alcoólico, apesar de subtil neste caso, com uma doçura e complexidade de sabores em que sobressaem especiarias e ervas, condimentos muitas vezes representativos da doçaria (e não só) desta quadra festiva.

Eu já era fã das Gouden Carolus e esta cerveja serviu para reforçar ainda mais o meu gosto por estas cervejas produzidas pela Het Anker. É uma cerveja que terá sempre um lugar na minha lista de compras de Natal, sem dúvida.

Gouden Carolus Christmas

Gouden Carolus Christmas

Deixe uma mensagem!