La Chouffe

La Chouffe

Produzida porBrasserie d'Achouffe(Bélgica)
Estilo:Blonde / Belgian Strong Ale
Álc/vol:8%

Apesar de relativamente recente (1982), a Brasserie d’Achouffe ganhou reconhecimento rapidamente, especialmente devido a esta La Chouffe, a sua cerveja de referência. Foi adquirida em 1996 pela Duvel-Moortgart, a dona de outras marcas como a Duvel, Maredsous e a nova-iorquina Ommegang.

Seja considerada uma blonde ou uma belgian strong (pale) ale, a verdade é que a La Chouffe partilha características com muitas cervejas habitualmente classificadas com esses estilos. É, por exemplo, bastante comparável à Maredsous 6 (blonde)”), a prova anterior a esta.

Aparência: cor dourada, turva, espuma volumosa e densa.

Aroma: malte, ligeiramente frutado, especiarias e aromas de levedura belga.

Na boca: carbonatação elevada, corpo leve-médio. Domínio do malte, presença de cravinho e outras especiarias, um pouco frutada e com algum doce. Sente-se o aquecer da boca por acção do álcool, especialmente ao engolir.

É uma cerveja muito boa, mas pessoalmente prefiro - e estou consciente de que as opiniões alteram-se - quando as cervejas destas características/sabor têm um teor alcoólico um pouco mais baixo (é o caso da Maredsous 6”) que provei antes desta, com 6% de álcool) porque tornam-se mais fáceis de beber e, para mim, mais frescas e agradáveis. Gosto do teor alcoólico mais elevado em cervejas ainda mais robustas, tipicamente escuras e com maior complexidade de sabor. Dito isto, cabe-me esclarecer que é uma cerveja de inegável qualidade, muito apreciada e com excelentes classificações um pouco por todo o lado. É, portanto, de prova obrigatória.

La Chouffe