Leffe Blond

Leffe Blond

Produzida porInBev Belgium(Bélgica)
Estilo:Belgian Blonde/Pale Ale
Álc/vol:6.6%

A Leffe Blond é uma das cervejas do estilo blonde ale mais consumidas do mundo. É uma das marcas que foi comprada pelo gigante grupo Anheuser-Busch InBev, nem sempre amado devido às suas cervejas mais industrializadas e geralmente de menor qualidade, mas que também detém várias marcas de excelente qualidade, como é o exemplo da Leffe. Apesar de ser originalmente uma cerveja de abadia, mais concretamente da Abadia de Leffe, as receitas actuais não serão exactamente iguais às originais nem a produção é feita no sítio original, mas sim na fábrica da Stella Artois. Perdeu-se um pouco do misticismo e da história, mas apesar disso a qualidade das cervejas é inegável.

Pode dizer-se que as blonde belgas são essencialmente pale ales mais encorpadas e com o típico toque belga resultante da levedura e técnicas utilizadas na produção. Tem uma cor dourada clara, brilhante, muito límpida e cria uma espuma densa e abundante. A carbanotação é relativamente elevada, ou pelo menos aparenta, com muitas bolhas a formarem-se rapidamente na base do copo.

É muito aromática e com uma certa qualidade refrescante. É floral e herbácia, com presença de malte e lúpulo, alguns aromas a especiarias como o cravinho e outras nuances tradicionalmente belgas.

O sabor é adocicado mas sem ser enjoativo. Tem um corpo médio, suave no palato. Há um equilíbrio de sabores florais, cítricos e a malte. Os 6.6% de álcool não são muito perceptíveis nesta cerveja. O final é um pouco persistente, frutado e com algum malte.

É muito refrescante e bebe-se muito bem. Uma excelente opção para um dia de maior calor em que apeteça degustar uma cerveja com mais personalidade do que a típica oferta mais industrial. É uma cerveja bastante disponível um pouco por todo o mundo, não só por estar na mão do maior grupo produtor de cerveja do mundo, mas porque oferece qualidade e geralmente  agrada ao público. Recomendo vivamente, não creio que muitas pessoas possam ficar desiludidas com esta “loira”.

 

Leffe Blond