Schneider Weisse Tap 6 Unser Aventinus

Produzida porSchneider Weisse(Alemanha)
Estilo:Weizenbock
Álc/vol:8.2%

Posso descrever a Aventinus como uma cerveja turva, com uma cor acastanhada, até lamacenta. Mas tudo o resto impressiona pela positiva. Garanto.



Schneider Weisse Tap 6 Unser Aventinus


No início do séc. XX os bávaros eram fãs das doppelbocks, um estilo de cervejas lager produzidas originalmente pelos monges Paulaner como uma espécie de refeição líquida que estavam autorizados a produzir para consumo durante a Quaresma. Nessa altura a cervejaria G. Schneider & Sohn quis criar a sua interpretação do estilo, mas estava equipada com fermentadores mais apropriados para cervejas ale. Isso não impediu Mathilde Schneider, a viúva de Georg Schneider III, que produziu uma cerveja com ingredientes e técnicas semelhantes às das doppelbocks, mas fermentada com a levedura hefeweizen da casa. Daí resultou uma cerveja muito especial que adoptou o nome de um historiador bávaro: Aventinus.

Metade do grão desta cerveja é malte de trigo e a outra metade é malte de cevada. No copo mostra-se uma cerveja castanha, turva, quase lamacenta, assemelhando-se a uma espécie de batido de chocolate. À luz adopta uma tonalidade rubi. No topo forma-se uma espuma consistente e volumosa.

O aspecto à partida pode não impressionar pela positiva (dependendo do gosto), mas o aroma dá a dica de que se trata de uma cerveja interessante. Identifico aromas provavelmente produzidos pela levedura, como banana madura e cravinho, mas também frutos escuros e um pouco de grãos tostados. É um aroma suave mas complexo. Muito agradável.

No sabor também se torna óbvia a presença da banana madura e o cravinho. Noto também algum chocolate e frutos como ameixas, passas e figos. O álcool está presente, mas não se impõe aos restantes sabores. São várias camadas de sabor que resultam numa mistura complexa, encorpada e suave.

Excelente. Arrisco dizer que é magnífica. É daquelas cervejas que apetece saborear no silêncio, tentando descobrir as vários sabores e sensações que proporciona. Merece as pontuações elevadas e análises muito positivas que geralmente recebe. Recomendo vivamente a Aventinus, não deixe de experimentá-la.

(Conheça também a Aventinus Weizen-Eisbock, que foi criada através desta cerveja).

Schneider Weisse Aventinus



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail