Siphon Cassandra

Siphon Cassandra

Produzida porSiphon Brewing(Bélgica)
Estilo:Stout
Álc/vol:7%
No final da fervura são utilizadas conchas de ostras.

A Cassandra é uma stout belga que é elaborada com conchas de ostra provenientes no restaurante da cervejaria.

Segundo a Siphon, o propósito da adição de conchas de ostra na elaboração desta cerveja (mais concretamente no final da fervura) é dar um apontamento mineral, salgado, que aumenta a percepção do sabor adocicado a chocolate e alcaçuz.

Aparência

Castanho muito escuro, espuma castanha, semelhante à do café.

Aroma

Café e chocolate negro; adocicado; muito aromático e cativante.

Na boca

Inicialmente adocicada e com sabor a café; amargor a grão torrado e a lúpulo, com alguma intensidade, que se pronlonga após engolir. O sabor não se limita ao típico café e grão torrado e tem umas nuances interessantes que lembram as de alguns chocolates negros. Não identifico nenhum sabor invulgar que possa ser associado às conchas de ostra, o que não significa que estas não tenham contribuído com algum sal que ajude a realçar os restantes sabores, conforme era o objectivo do produtor. Tem um corpo médio e carbonatação suave. O final é relativamente seco e com amargor torrado.

Impressões finais

É uma stout bastante interessante. É muito rica, quer em termos do sabor tipo café, como no amargor em geral, mas sem nunca desequilibrar demasiado a cerveja. Tem alguma complexidade, por isso está longe de ser uma stout monótona. Tem o adocicado inicial suficiente para convidar ao gole seguinte e é suficientemente seca no final para que não se torne enjoativa ou demasiado intensa.