De Dolle Special Extra Export Stout

De Dolle Special Extra Export Stout

Produzida porDe Dolle Brouwers(Bélgica)
Estilo:Foreign / Export Stout
Álc/vol:9%

A De Dolle começou a produzir esta stout algumas vezes por ano para satisfazer o pedido do importador americano. É descrita no site da De Dolle como amarga, ácida e com carácter.

Apesar de ser considerada uma stout ou foreign/extra stout, esta cerveja tem grau alcoólico e outras características comparáveis a outras cervejas que são classificadas pelos seus produtores como Imperial Stout.

Aparência

Cor castanha, muito escura, quase negra; é totalmente opaca; forma uma espuma castanha, cor de café, muito volumosa e duradoura e deixa um rendilhado persistente no copo.

Aroma

No aroma dominam os cereais torrados, tipo café; tem um leve aroma adocicado e um apontamento de álcool.

Na boca

A primeira sensação é de uma cerveja adocicada, com corpo robusto e textura muito cremosa e agradável. Antes de engolir sente-se na parte posterior do céu da boca uma acidez e amargor que denunciam o que se segue ao engolir. Tem um forte sabor torrado, tipo café, e um amargor pronunciado que parece vir principalmente do lúpulo. O sabor tem alguma da complexidade que é comum nestas stouts de maior grau alcoólico, com alguns apontamentos frequentemente descritos como chocolate negro e frutos como ameixa, cereja e uva passa. Termina com amargor intenso e breve que dá lugar a um leve e agradávei sabor torrado. O sabor a grão torrado é aliás uma constante, como seria de esperar neste estilo de cerveja.

Impressões finais

É uma cerveja com essencialmente duas faces (e fases) distintas de sabor que, isoladas, poderiam facilmente causar desagrado a muitos, mas juntas criam um contraste interessante que nos faz ficar curiosos e ansiosos pelo próximo gole. À medida que a vamos bebendo os sabores parecem cada vez mais familiares e menos intensos.

É bastante agradável. Recomendo especialmente para quem gosta de um contraste mais acentuado entre o malte e o amargor ou gosta deste tipo de stouts robustas pouco doces.