Verhaeghe Duchesse De Bourgogne

Verhaeghe Duchesse De Bourgogne

Partilhar por e-mail










Enviar

Verhaeghe Duchesse De Bourgogne

Produzida por Verhaeghe (Bélgica)
Estilo: Sour Red/Brown
Álcool/vol: 6,2%

A “Duquesa de Borgonha” é uma cerveja ale belga, da zona da Flandres, que alegadamente é obtida através de mistura de ales de diferentes idades (há referências que apontam para uma mistura de ales de 8 e 18 meses). É produzida com maltes torrados e lúpulos com baixo nível de amargor. Após a fermentação principal e do processo de guarda (lagering), a cerveja matura durante vários meses em barris de carvalho. Os taninos no carvalho contribuem para o carácter frutado da cerveja.

Por curiosidade, a Duquesa de Borgonha (1457-1482) foi duquesa titular do condado de Borgonha e esteve envolvida nas intrigas políticas francesas, tendo enfrentado o rei Luís XI e feito com que este se rebaixasse diante do poderio borgonhês. É certamente considerada uma heroína por aqueles lados.

 

Aparência: Cor castanha avermelhada, escura; muito pouca espuma e muito breve; aparenta ter pouco gás.

Aroma: Notas que fazem lembrar vinhos robustos, um apontamento achocolatado, levemente ácido/azedo.

Na boca: Sabor muito rico e levemente frutado. É simultaneamente doce e azeda – um azedo do tipo do vinagre balsâmico -, num contraste e equilíbrio perfeitos, que só se desfazem brevemente no final, quando o sabor azedo se sobrepõe ligeiramente ao doce e deixa-nos com água na boca, ansiando por mais um gole. Predomina um sabor que nos remete para vinhos, daqueles fortificados e outros vinhos do género que são trabalhados para além da forma mais convencional. Há também um leve sabor que me faz recordar chocolate.

Alguns sabores da Duchesse De Bourgogne poderão fazer lembrar aos terceirenses, mesmo que vagamente, a nossa angelica. A outros talvez possa fazer lembrar alguma espécie de jeropiga, ou até um vinho do Porto ou da Madeira. É um estilo de cerveja muito diferente e muito interessante e esta, em particular, é bastante especial. Recomendo!

Verhaeghe Duchesse De Bourgogne

 

Deixe uma mensagem!