De Dochter van de Korenaar Sans Pardon

Produzida porDe Dochter van de Korenaar(Bélgica)
Estilo:Russian Imperial Stout
Álc/vol:11%

A Sans Pardon é uma das cervejas mais fortes da De Dochter van de Korenaar e tem a particularidade de conter rooibos. Ao descrever a cerveja, a cervejaria refere que o alto teor de álcool complementa as notas de café e chocolate e o Rooibos dá à cerveja um toque extra de fruta.



De Dochter van de Korenaar Sans Pardon


Esta cerveja tem a particularidade de conter rooibos (Aspalathus linearis), embora só me tenha apercebido disso depois de bebê-la, quando já estava a escrever estas notas no blog.

O rooibos, que é um arbusto da família das leguminosas, é usado tipicamente para fazer infusões (“chá”). É muito rico em antioxidantes e não contém cafeína.

Aparência

Castanho muito escuro; espuma bege, pouco volumosa mas muito persistente; cria rendilhado persistente no copo.

Aroma

Não muito pronunciado mas com notas de uva passa, algum grão torrado. Pelo aroma não seria óbvio para mim de que se trata de uma imperial stout.

Na boca

Na primeira sensação foi o de “picar” do gás e a presença óbvia do álcool. Predomina o sabor a grãos torrados e o malte caramelo contribui com leves notas tipo ameixa, uvas e figos passados. Tem níveis significativos de dulçor e amargor, que competem e de certa forma anulam-se. Tem um final amargo e marcante, para o qual contribuem a lúpulo, grão torrado e álcool.

Impressões finais

É uma cerveja bastante rica e intensa, mas é uma Imperial Stout que não tem um foco tão grande no grão torrado como outras, de tal forma que penso que poderia eventualmente ser classificada com um outro estilo mais genérico, como o Old Ale ou até mesmo Belgian Strong Ale.

Só quando aquece é que o sabor torrado fica mais pronunciado e surgem umas notas de chocolate. O sabor em geral fica consideravelmente melhor quando a temperatura da cerveja sobe, como é frequente em cervejas mais ricas em malte e volume de álcool.

Como referi no início, não me apercebi de que continha rooibos enquanto bebia a cerveja, mas não notei nenhum sabor específico que possa associar a isso. Não quer dizer que não seja óbvio para alguém que esteja à procura desse sabor.

Não me marcou especialmente, mas tem o meu selo de aprovação e recomendo-a sem problemas.



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail