Dieu Du Ciel Isseki Nicho

Produzida porDieu Du Ciel(Canadá)
Estilo:Imperial Dark Saison
Álc/vol:9,5%

Depois de uma longa (demasiado) pausa no blog, principalmente no que diz respeito a degustações, chegou a altura de experimentar mais uma cerveja da Dieu Du Ciel, uma cervejaria que muito aprecio. A Isseki Nicho é considerada uma Imperial Dark Saison, um ‘estilo’ curioso.



Dieu Du Ciel Isseki Nicho


Já passaram muitos meses desde a última prova de cerveja que publiquei no blog, talvez por alguma falta de tempo devido a outras prioridades e ao ano atípico pelas razões que todos sabemos. Mas é altura de recuperar o tempo perdido e de beber algumas cervejas que já estão em fila de espera há muitos meses.

Já referi anteriormente que sou fã da Dieu Du Ciel, vamos ver se esta Issei Nicho não foge à regra.

Aparência

Castanho muito escuro, quase negro. Espuma bege, cremosa e generosa, de duração média.

Aroma

Agradável aroma, rico em malte, com notas de café, com presença óbvia do álcool e com um final levemente adocicado que faz lembrar baunilha. Lembra realmente o estilo Imperial Stout, mas não parece ter qualquer relação com o que normalmente associamos ao estilo saison.

Na boca

Malte torrado, café, álcool, alguns frutos negros. O álcool é significativo, embora relativamente suave. O amargor dos maltes torrados é o sabor que domina. Embora tenha um leve adocicado, não é suficiente para contrariar a sensação de amargor proveniente dos grãos mais torrados, lúpulo e álcool. Termina com breve mas substancial sabor amargo e leve acidez.

Impressões finais

Não é uma cerveja muito diferente de várias Imperial Stouts do mercado. Não é uma cerveja muito equilibrada, portanto poderá não agradar muito a quem for sensível a amargor mais intenso.

Embora não seja o mais relevante, não consigo descortinar a lógica por detrás de ser considerada uma saison. Possivelmente foram aplicadas técnicas e/ou ingredientes comuns em saisons, mas em termos de sabor não me pareceu haver uma diferença óbvia para uma Imperial Stout comum. Talvez uma leve acidez resultante de uma fermentação com levedura mais exótica, fermentada a temperaturas mais elevadas, mas nada de muito marcante.

Há uma cerveja da Dieu Du Ciel com algumas características comuns à Isseki Nicho que continuo a preferir, de longe - não fosse uma das minhas cervejas favoritas: Aphrodisiaque.



Partilhar Facebook Twitter Linkedin E-mail